Campinas +55 19 3256-6722 São Paulo +55 11 3014-0305

DevOps, entregando valor ao negócio

No ambiente de TI sempre vimos equipes de Operações e Desenvolvedores muitos separadas, cada um olhando para o seu próprio umbigo.

A equipe de operações sempre preocupada com as necessidades do negócio que é o de manter a infraestrutura 100% do tempo disponível, segura, sem bugs e com alto desempenho. Para isso, sempre foi necessário realizar a criação de inúmeros processos e procedimentos em que todos os usuários tinham que serem inseridos. Essa é uma visão natural de quem é cobrado por isso.

Já os desenvolvedores estão sempre preocupados em colocar suas versões em produção, visando agregar, o mais rápido possível, valor ao negócio do cliente. Porém, eles tem um fator impeditivo, que são os processos das equipes de operações, com seus procedimentos rígidos que impactam a implantação de sistemas, assim que testados.

Ter procedimentos automatizados de deploy, monitoramento com informação compartilhada e acesso aos logs podem ser suficiente para ter um ambiente cooperativo e, com isso, atingir o DevOps. Lembrando que DevOps não é necessariamente o desenvolvedor dando suporte total ao ambiente de produção, e sim ter equipes que trabalham de forma integrada para trazer benefício ao negócio.

A cultura integrada é muito mais importante do que as permissões que um ou outro tem em cima de alguma funcionalidade em ambientes de teste e ou produção.

Ignorar processos de entrega e gestão de ambiente, muitas vezes, pode ser uma falha para alavancar os negócios, por isso a necessidade na agilidade em todas as frentes da tecnologia.

Leia publicação completa no site da TI Especialistas.

Por Eduardo Ximenes Soares, formado em Redes de Computadores e especialista em Governança da Tecnologia da Informação, tem mais de 10 anos de experiência em administração de redes corporativas. Gerente da área de TI da empresa Dextra, Instrutor de treinamentos da Dextraining e docente do curso de Redes de Computadores da FACCAMP. É estudioso de tecnologia, software livre e especialista em Cloud Computing e ferramentas de gestão ágeis para infraestrutura.

Voltar para Dextra na Mídia

Publicado por: tibeti

Leave a Reply