Orkut LinkedIn

Imprensa / Notícias

 

03/2009 - Dextra Sistemas reduz custos em até 35% em campanha contra o desperdício

Unidades de Campinas e Campo Grande participam de ações para reutilização de papel, economia de energia elétrica, entre outros

"É um trabalho árduo, em que há necessidade de envolver os funcionários para que se sintam parte importante neste processo, e não os vilões da história".

Dados de um levantamento interno promovido pelo departamento administrativo da Dextra Sistemas mostram uma redução entre 13% e 35% nos gastos da empresa desde o início do programa de responsabilidade ambiental, implantado há um ano e meio.

O programa envolve quase noventa funcionários , das unidades de Campinas e Campo Grande, e propõe ações como reutilização de papel, redução do uso de copos plásticos além do incentivo à redução do consumo de energia na utilização dos aparelhos de ar-condicionado, com campanhas para desligar monitores e lâmpadas quando não utilizados.


Estimativas

Os resultados do levantamento apontam uma redução de até 25% nos gastos com resmas de papel. Já em relação aos copos plásticos, a economia obtida com a substituição de copos descartáveis por squeezes foi de 35%. Nos últimos meses a empresa intensificou a campanha para redução da utilização de energia elétrica, e observou uma diminuição entre 9% e 13% nos totais das contas de energia, o que representa uma economia de 1200 kw/mês entre as unidades de operação.

'Mesmo não sendo uma empresa com atividades que contribuem diretamente para a degradação do meio ambiente, procuramos mostrar aos funcionários a importância dessa conscientização',afirma Tibeti Daniel, gerente do setor administrativo da Dextra.

De acordo com Tibeti, o maior desafio é a mudança de comportamento das pessoas envolvidas.'É um trabalho árduo, em que há necessidade de envolver os funcionários para que se sintam parte importante neste processo, e não os vilões da história'.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva também faz parte do programa de responsabilidade ambiental da empresa. No início da campanha, o Parque das Universidades, onde a sede da empresa está localizada, não possuía coleta seletiva.'Entramos em contato com a Prefeitura e recebemos a visita de uma equipe que explicou um pouco mais sobre separação do lixo e disponibilizou um caminhão para a coleta do lixo reciclável semanalmente. Hoje, cerca de 60% do lixo produzido vai para o caminhão da coleta seletiva'descreve Tibeti.


Casos de sucesso

Logo

A Dextra possui experiência em serviços de consultoria e em desenvolvimento baseados em software livre, o que nos auxiliou na escolha da tecnologia para desenvolvimento do sistema, com possibilidade de propriedade do código fonte pela Universidade. Promoveu transferência de conhecimentos através de cursos, assim obtivemos autonomia para gerir e expandir o sistema".

Beatriz de Araújo
Centro de Processamento de Dados da Unifal - MG

Notícias ícone RSS

Mais notícias  ícone RSS

 
 
Criado por ZeroUm Digital (www.zeroum.com.br)