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Agile Business: Agilidade também nos processos de negócios

Por: Dextra, junho 9, 2020

Olá, esse é meu primeiro artigo aqui no blog e já começo com um tema consideravelmente complexo: Como transformar seu negócio em um negócio ágil?
Essa transformação, que vai além de realizar todos os ritos sugeridos pelas metodologias ágeis, deve começar na forma como seu negócio prioriza a opinião dos clientes, dos colaboradores e do mercado.
Neste artigo, a intenção é analisar os 12 princípios do manifesto ágil e os interpretar pelo ponto de vista de negócios. 

Ser ágil como o ‘manifesto ágil’ diz

Muita gente já leu ou ouviu sobre o manifesto ágil, mas vale lembrar rapidamente: o manifesto ágil é uma declaração filosófica de valores, princípios, comportamentos e culturas essenciais para o desenvolvimento de software. Ele foi criado em 2001 e contava com 17 profissionais que, de alguma forma, já atuavam com metodologias ágeis. O manifesto tem como base 4 valores e 12 princípios.
Seus valores, de forma simplificada, abordam a desburocratização, a colaboração e nossa capacidade de responder às mudanças. Por outro lado, seus princípios são um pouco mais complexos para resumir, então, peço licença poética, pois vou transformar a interpretação dos princípios para o mundo dos negócios:
1) Satisfação do cliente
Seu negócio terá muito mais sucesso se você colocar o cliente no centro de suas decisões. De compras à vendas, finanças, fiscal, contábil ou logística. Todos departamentos devem ponderar decisões pela ótica da satisfação ao cliente. Pense como seus processos podem ser simplificados se você sempre colocar o cliente no centro.
2) Esteja preparado para mudanças
Seu negócio precisa ser sólido para ser lucrativo. Porém, você precisa se preparar para aceitar as mudanças (constantes) do mercado. O segredo é alinhar planos de contingência à sua estratégia de curto e médio prazo. Revisar os resultados atingidos e aqueles ainda não atingidos. Isso dará uma visão realista do longo prazo. Seus planos de contingência vão apoiá-lo a superar as crises e lhe socorrer quando as coisas mudarem bruscamente.
3) Tem uma boa frequência de entrega
O tempo entre o pedido e a entrega tem que ser constante. A cadeia de produção tem que estar preparada para reabastecer o estoque e atender a projeção de vendas do mês. É frustrante quando Vendas fecha um grande contrato porém não há estoque disponível. O mesmo serve para serviços, imagine a frustração do cliente final em não receber o serviço contratado no tempo adequado.
4) Integração entre os Departamentos
Os departamentos da sua empresa não devem ser inimigos. Eles devem ser como irmãos: Até pode existir um certo nível de rivalidade, mas todos devem trabalhar em conjunto para atingir os melhores resultados. Quando um departamento trabalha de forma a desconstruir outro, toda empresa rui em silêncio.
5) Colaboradores motivados
Para ser competitivo e lucrativo, todo negócio precisa de pessoas motivadas, engajadas, criativas e produtivas. Todas essas características são influenciadas pela Cultura e pelo Ambiente da Empresa. Seu negócio deve proporcionar um ambiente saudável aos colaboradores. Eles precisam de total suporte para que os colaboradores tenham as ferramentas adequadas para realizarem bem seus trabalhos e de forma motivada.
6) Comunicação efetiva
O trabalho em equipe, a motivação e o pleno engajamento dos times dependem de comunicação clara e de transparência. Evite que a “rádio peão” tenha voz. Seja claro e transparente sobre suas decisões e sobre o objetivo do negócio. Estimule que relações internas e externas (com clientes e parceiros) também seja baseada em comunicação clara e em transparência.
7) Software funcionando
Todos negócios dependem de algum software. Seja ele transacional ou gerencial, sua Empresa precisa ter algum sistema informatizado. Inevitavelmente você precisa garantir que os softwares que usa estejam em pleno funcionamento. Um dia sem poder emitir uma nota fiscal ou um dia sem o App de digitação de Pedidos pode ser desastroso para seu negócio, para sua reputação e para a forma como seus Clientes, Parceiros e Concorrentes avaliam sua eficácia.
8) Crescimento sustentável
A cultura ágil promove o crescimento sustentável. Sua estratégia de negócio deve ser baseada em observações, experimentos e planejamento. O ciclo “planejar, testar, executar e validar” deve ser constante. Todos precisam entender esse ritmo e dançar conforme a música. A criatividade deve ser estimulada, todas idéias devem ser avaliadas. Se crescimento precisa ter ritmo. Mesmo quando os resultados alavancarem repentinamente, lembre-se do ciclo “planejar, testar, executar e validar”.
9) Atenção à excelência
Toda Empresa deve ter atenção à excelência, não só na qualidade técnica mas também na organização dos processos. Só não vale confundir excelência (que significa ‘qualidade superior’) com burocracia. Seus processos devem ser bem definidos e entendidos por todos que atuam neles. A qualidade do seu produto e da sua logística devem ser priorizada pois geram uma maior satisfação do Cliente.
10) Simplicidade
Seu Negócio deve operar com simplicidade. Pare de fazer as coisas não essenciais e foque no que satisfaz seu cliente, satisfaz seus colaboradores e que gera lucro.
11) Times auto-organizáveis
Os melhores resultados emergem de times com capacidade de auto-organização. Seu time deve saber exatamente o que precisa ser feito para satisfazer seu cliente e gerar lucro. Se você precisar ditar as atividades do dia a dia e as regras do jogo, então seu time não está preparado o suficiente para entregar os melhores resultados.
12) Reflita sobre os resultados e os comportamentos
Frequentemente, estimule todos departamentos a refletirem sobre os resultados atingidos e os métodos utilizados. Não tenha medo de testar novos comportamentos e métodos. Jamais espere resultados diferentes, fazendo as coisas da mesma forma todos os dias.

Resumo para quem tem pressa

“Agile Business” (Negócio Ágil) é incorporar os valores, os princípios, a cultura e os comportamentos sugeridos pelo Manifesto Ágil na atividade principal e nos departamentos de apoio de sua Empresa. Ser ágil é promover a auto-organização, a criatividade, a melhoria e a reflexão contínuas.
Agilidade nos negócios também é promover a desburocratização dos processos, incentivar a criatividade (sem medo de errar), realizar comunicação clara, monitorar os riscos internos e externos, elaborar planos de contingência e saber a hora certa de colocá-los em prática. Enfim, é possível extrair outros bons insights do manifesto ágil para dia a dia das empresas de negócios.
Se quiser conhecer o Manifesto Ágil na íntegra, acesso o link https://agilemanifesto.org/.
A Dextra também pode ajudá-lo na sua Transformação Digital. Até a próxima!
Marcelo Furlan | Product Owner

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