Business

Ciência de dados e cultura ágil aplicadas para melhores resultados.

Por: Dextra, junho 16, 2021

A ciência de dados está, cada vez mais, em pauta dentro das empresas, independentemente do segmento. 

Utilizar os dados para gerar insights e operarem como agregadores de valor para as marcas é um dos principais objetivos. O ponto é que, muitas vezes, as empresas deixam de aproveitar seus benefícios por não entenderem quais problemas a ciência de dados pode resolver para seu negócio ou para seu cliente.

Neste artigo, você vai conferir como aplicar a cultura ágil pode te ajudar a encontrar as melhores formas de utilizar a inteligência dos dados para destacar sua marca. 

 

Quer utilizar a ciência de dados sem cair nas armadilhas mais comuns? Confira nosso e-book!


Identificando oportunidades

Antes de tudo, vale entender que cultura ágil não é apenas a implementação da metodologia ágil. Estabelecer a cultura ágil tem como objetivo criar equipes que pensam, criam, testam e validam hipóteses de forma rápida e objetiva e, com isso, aprendam e solucionem problemas no menor tempo possível. 

Com isso, identificam-se as oportunidades de utilização dos dados como parte da estratégia da empresa e solução de problemas que afetam diretamente o cliente. 

A criação de uma equipe multidisciplinar, que se complementa em relação às suas capacidades técnicas e criativas, surge como uma opção viável e prática para solucionar a dificuldade de encontrar profissionais superespecializados, visto que tratamos aqui de uma área nova, com profissionais que ainda buscam a especialização adequada. Pode ser, também, uma forma mais ágil de visualizar e tratar os problemas, já que várias “cabeças” pensam melhor do que uma. 

 

É preciso confiar na inteligência de dados!

Não basta apenas ter acesso aos dados, é preciso confiar nas informações que esses apresentam. 

Trabalhar com a ciência de dados é ter uma metodologia científica, que opera com fatos ao invés de achismos. Esse é o diferencial proposto pela ciência de dados: entender a mensagem que resulta dos dados obtidos e usá-la como ferramenta para a construção de novas soluções. 

Lembra que falamos sobre implementar uma cultura ágil? A utilização de tecnologias de ponta também favorecem a introdução dessa cultura na empresa, principalmente a utilização da nuvem

Muitas empresas carregam seu legado de informações em servidores locais, o que pode colocar em risco sua segurança e dificultar o acesso. Com a utilização de servidores na nuvem, os dados estão sempre disponíveis para o time de desenvolvimento, independentemente de sua localização, e permite, também, a prática de versionamento para os testes realizados antes da implementação final das modificações da aplicação desenvolvida. 

 

Você não precisa fazer tudo sozinho!

Identificar os problemas e apontar soluções pode ser muito mais fácil e rápido com auxílio de quem já faz isso na prática, todos os dias. Com um time multidisciplinar e especialistas capacitados, a Dextra se apresenta como uma parceira capaz de auxiliar seu negócio a encontrar e desenvolver as melhores soluções para o seu negócio. 

Para entender melhor como aplicar a ciência de dados sem cair nas armadilhas mais comuns que as empresas enfrentam, confira nosso e-book sobre o assunto. É só clicar no botão abaixo.

 

 

Prepare-se e aproveite a leitura!

Posts relacionados

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.