Tecnologia

Criando um vision box para o seu projeto

Por: Matheus Moreira, dezembro 17, 2020

Em termos simples, software é uma sequência de instruções que passamos para uma máquina executar. É difícil materializar esta ideia em algo mais fácil de visualizar, para discutir com  o time e com as pessoas para as quais você está desenvolvendo uma solução.

A idéia do "vision box" é uma técnica que se propõe a construir uma caixa ("box") físico (ou digital), para facilitar a comunicação, para compartilhar esta visão ("vision") do que aquele conjunto de instruções (código) se propõe a fazer.

Mas o que é?

Vision box como o próprio nome diz é uma caixa onde deverá ter algumas informações sobre um determinado produto de software. Isso ajuda o time e stakeholders a se orientar no que está sendo desenvolvido.

É muito importante evitar termos técnicos nesta dinâmica, para que qualquer pessoa do time possa entender as funcionalidades e propósitos ali descritos.

Criação

Em um ambiente físico, é comum construirmos nossa box utilizando papel e caneta, e como resultado final ter um objeto tridimensional, porém neste artigo iremos construir de forma online, no intuito de unir todos.

Quem participa da dinâmica?

Na criação de sua box é interessante ter um facilitador para conduzir as etapas abaixo (pode ser um SM, dev, etc..) e todas as pessoas que participam da construção do projeto, desenvolvedores, QA’s, SM e PO.

Abaixo segue uma imagem onde você poderá importar ou se basear para aplicar na construção de sua box

 

 

  • Contextualização (1): A primeira caixa irá trazer o que é um vision box para que todos estejam na mesma página
  • Propósito (2): A segunda trará o propósito da dinâmica e de sua criação
  • Coisas que um produto contém(3): Exemplos de funcionalidades e atributos que um produto possui e que podem conter na sua box
  • Funcionalidade (4,5 e 6): Separe por funcionalidades principais e secundárias que o seu produto possui entre as 3 faces disponíveis
  • Feedback (7): Coletar o sentimento dos participantes no final da dinâmica

Ao completar as etapas 4, 5 e 6, você terá definido o que é interessante colocar em cada uma das faces, nesse momento, é legal ter alguém que conheça de edição de imagens para transferir as informações coletadas para dentro da caixa a direita (modelo), com isso você terá uma imagem que represente seu produto (sempre levando em consideração a identidade visual, como cores e fontes)

Outro ponto interessante é deixar o resultado final disponível em todos os lugares possíveis (wiki, drive, colado em um quadro, etc..) para que todos tenham acesso ao vision box do produto.

Vou ficando por aqui, espero que gostem e deixem nos comentários se vocês já fizeram essa dinâmica e quais foram os resultados obtidos, dúvidas ou sugestões fiquem a vontade, matheus.moreira@dextra-sw.com

Por Matheus Moreira, Scrum Master

Posts relacionados

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.