Eventos

DevCamp Live: um evento online 100% gratuito

Por: Dextra, setembro 2, 2020

Trabalhar como desenvolvedor significa estar sempre antenado às tendências tecnológicas — até porque estamos falando de um mercado em constante inovação. E para ficar por dentro de todas as novidades do segmento, o DevCamp é o ambiente perfeito!

Organizado pela Dextra, empresa que concretiza a estratégia digital dos seus clientes, o DevCamp é o maior evento de tecnologia de São Paulo. A iniciativa traz para o público tudo o que acontece nos bastidores do universo de programação, garantindo horas de muito conhecimento e networking. 

Como surgiu o DevCamp?

A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, é uma referência na área de Tecnologia da Informação (TI). Só que, mesmo assim, até o começo de 2013 não havia sediado nenhum evento, de grande porte, voltado para a comunidade de desenvolvedores. 

Esse cenário se transformou quando a Dextra abraçou uma ideia que nasceu nos corredores da empresa. “Todos os eventos de tecnologia eram em São Paulo. Em 2013, nos questionamos por que precisávamos enviar os devs para capital, sendo que Campinas é um polo de tecnologia”, relembra Emmy Tajima, que é coordenadora de marketing na Dextra. E foi assim que nasceu o DevCamp!

Segundo Emmy, desde sua criação, o objetivo do evento nunca foi lucrar e, sim, contribuir para a comunidade e fomentar a discussão sobre tecnologia. “Todo dinheiro de patrocínio e inscrições é revertido para o próprio DevCamp, trazendo palestrantes de outros estados e até do exterior”, afirma.

A evolução do DevCamp

Ainda em 2003, a primeira edição do evento já foi um sucesso, contando com 300 participantes. Nessa época, as palestras aconteciam em um auditório da Universidade Estadual de Campinas, em parceria com o instituto de computação.

“Até fiquei um pouco preocupado na época porque me pediram para mostrar códigos, mas a ideia é que todos testem suas habilidades de programação. Tivemos uma ótima discussão sobre o que não testar em seu projeto. Fiquei satisfeito com o resultado”, conta Alexandre Freire, Engineering Manager no Nubank que foi um dos palestrantes no primeiro ano do projeto.

Em 2015, o DevCamp contou com o dobro de inscritos em relação às edições anteriores. Com isso, foi preciso ir para um local que comportasse um maior número de pessoas, o Expo Dom Pedro. Essa mudança consolidou um marco na evolução do evento. Bruno Souza, também conhecido como Javaman, foi um dos grandes palestrantes desta edição.

Na edição de 2019, o sucesso foi maior do que nunca. Com um total de 1500 inscritos e 45 horas de conteúdo, o DevCamp trouxe inúmeros palestrantes de renome e passou a abordar assuntos para além dos códigos, atraindo ainda mais o interesse do público. 

Alexandre Freire esteve presente novamente nesta edição, e contou sobre a experiência: “Fiquei muito feliz com a ampliação desse espaço de troca de conhecimento, um ajudando o outro”.

Edição Online

Diante a atual situação que estamos vivendo, a pandemia causada pelo COVID-19, o evento terá a sua primeira edição online: “O DevCamp sempre foi um espaço para troca de conhecimento, e quando cancelamos o evento presencial, a nossa maior preocupação foi deixar de proporcionar esse ambiente tão rico”, comenta Emmy.

Pensando nisso, a Dextra resolveu levar o evento para o ambiente online, que será realizado entre os dias 22 à 25 de setembro, e será gratuíto.

As discussões colocadas em pauta são sempre atuais e divididas em trilhas. No formato online iremos separar em 4 dias:

  • 22/09 DevRoots: conteúdos específicos para quem ama linhas de código. São palestras técnicas nas quais os participantes aprendem na prática;
  • Dia 23/09 | Data Track – Para quem quer ficar por dentro dos principais assuntos relacionados a Big Data e Machine Learning, além de conhecer cases e saber como essas tecnologias estão revolucionando as organizações.
  • Dia 24/09 | Além do Código – Aborda tópicos que vão bem além das linhas de código. As palestras trazem assuntos inovadores, de gestão de equipes ou de processos, ferramentas, cases e metodologias.
  • Dia 25/09  | CX – Debates inspiradores sobre a jornada do cliente e a experiência do usuário.

Hoje, como as transformações digitais acontecendo a todo instante, atualizar e reciclar suas habilidades e seu conhecimento é um ponto fundamental para se diferenciar no mercado, principalmente na área de tecnologia.

Confira a agenda completa no site do evento e se inscreva gratuitamente.

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.