Metodologia

DIKW e a Segurança da Informação

Por: Alvaro Santana, outubro 21, 2020

Com o crescente número de dados que um mundo conectado vem trazendo, um grande desafio é conseguir dar significado e relevância para as informações.
O DIKW (Data, Information, Knowledge, Wisdom) ou DICS em português, representa uma pirâmide de conhecimento onde cada nível da hierarquia acrescenta atributos sobre a anterior.

Um dado pode ser classificado como um conjunto de números, palavras ou imagens. Como dados pessoais, dados de localização e etc.

Uma informação, é a estruturação dos dados, trazendo um significado. Como resultado, pode-se obter uma informação através da análise de dados.

O conhecimento, é um conjunto de informações que possuem um contexto aplicado, dando maior visão do ambiente.

A sabedoria utiliza a compreensão do conhecimento para a tomada de decisões.

Na prática:

Imagine que você está dirigindo por uma rua que nunca havia passado antes, então alguém te fala simplesmente “vermelho”, porém para você este dado ainda não possui nenhum significado. (dado).

Avançando um pouco na pirâmide, você é avisado de que um semáforo está vermelho. Agora você já possui uma informação, mas ainda fora de contexto. (informação).

Então você recebe um alerta de que, bem na sua frente, existe um semáforo e ele está vermelho, neste momento a sua informação foi contextualizada. (conhecimento).

Agora você compreende que precisa pisar no freio e parar o carro quando visualizar o semáforo vermelho. (sabedoria).

Conclusão:

Desta forma podemos entender qual a importância dos nossos dados no cenário atual. Ter uma boa análise das informações pode facilitar nas tomadas de decisões no nível executivo e estratégico das grande corporações.

Por isso a área de Segurança da Informação visa manter a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados dentro da organização, assegurando que estejam protegidos contra uso ou acesso não autorizado, dispondo-se a elaborar políticas e normas, bem como garantir que os processos da empresa estejam aderentes.

É importante que todos cultivemos as boas práticas de segurança da informação, e que estejamos atentos a proteger nossos dados dentro e fora da internet.

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.