Cultura Ágil

Milharal – Uma lição sobre Agilidade

Por: Andreza Polcelli Godoi, dezembro 4, 2020

Para falar de Agilidade, vou lhes contar uma história verídica:

Num dia desses , durante esse período de isolamento social, meu filho de 5 aninhos quis brincar de fazendeiro no quintal. Ele mexeu na terra, criou as cercas, fez uma cabana de madeira, fez um lago de peixes coloridos de plástico e tinha até varinhas para pescar. Colocou bichinhos por toda parte, porquinhos, vaquinhas, ovelhinhas e cavalinhos, um trator e uma fogueira de palitos de fósforo. A riqueza de detalhes era de impressionar. Durante a brincadeira, de repente, ele me pediu sementes para plantar. Onde eu iria arrumar sementes naquela hora? A fim de não o decepcionar, fui até a despensa e peguei alguns grãos de milho pipoca (ainda bem que não era aquela de micro-ondas) e disse que ele poderia fazer o plantio com aquelas sementes.

Passados vários dias, suficientes para esquecer da brincadeira de fazendeiro, me surpreendi com algo nascendo no meio do meu jardim e perguntei o que ele tinha colocado ali. “Eu só coloquei a pipoca que eu plantei”. Imediatamente, me veio à mente: “Será isso um pé de milho?”

Mesmo antes de saber, comecei a cuidar daquele “matinho” que crescia, reguei todos os dias com cuidado e muito carinho. Observei seu crescimento e me alegrei a cada novo centímetro alcançado. Até que chegou o dia em que dúvida nenhuma mais restava, realmente era a pipoca plantada, a espiga de milho surgiu e até cabelinho já tinha. 

Além da brincadeira de fazendeiro, esses dias de isolamento trouxeram reflexões. AGILIDADE é assim também, no dia a dia de trabalho, você planta algumas sementes, e vai regando, todos os dias, e observa com carinho seu crescimento, seu desabrochar, cada conquista e, cada degrau alcançado. Às vezes, o solo que recebe as sementes é fértil e basta “o cuidar” para ver seu crescimento. Às vezes, o solo é duro demais, ou ácido demais, e só lançar as sementes não vai adiantar. Você vai precisar arar a terra, corrigir a acidez, enriquecer com nutrientes e, então, só depois plantar as sementes.

Vamos juntos refletir:

É assim que funciona no seu time de trabalho? O seu time é solo fértil, pronto para receber as sementes? Ou ainda não? As sementes que você planta no seu time são boas? São sementes de qualidade? E a sua rega? É diária? É cuidadosa? É feita com carinho? Você observa atentamente o seu time? Comemora cada centímetro de crescimento do seu time? Seu time dá frutos? 

Trabalhar AGILIDADE nos times requer atenção, cuidado, esforço, paciência, espera, resiliência, e porquê não, muito carinho por PESSOAS! E tudo isso, não se iluda, são habilidades que todo agilista deve buscar e exercitar, todos os dias!

*Foto real referente a história real contada acima!

Andreza Polcelli Godoi é Agilista na Dextra

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.