Cultura Ágil

Mindset Ágil: você está usando ao seu favor?

Por: victor.toledo, setembro 16, 2020

Está ficando cada vez mais comum ouvirmos “eu sou ágil” ou “meu time é ágil” e a cada dia esse assunto é mais comentado.

Então eu te pergunto: Você tem um mindset ágil?

Aqui eu quero trazer um pouco do que eu venho aprendendo no dia a dia como Agile Leader e nos desafios encontrados com os times que eu faço parte.
Ágil como um leopardo
O leopardo é o animal com maior poder de adaptabilidade, (..) “sua força e adaptabilidade a todos os tipos de ambiente o torna um dos felinos mais resistentes a ameaças externas”. Isso é o que transmitimos para todos os colaboradores da Dextra, isso é o que me motiva a cada novo desafio, ser como um leopardo.

Em palavras tudo é lindo, mas como fazer isso? Como vencer os desafios e se fazer entender que o ágil pode ser rápido mas não significa entregar rápido. Ser ágil é receber e experimentar constantemente, ver valor na entrega de pequenas partes, avaliando e corrigindo rotas a cada entrega, avançando continuamente.

Um dos grandes desafios é gerenciar o conflito entre as ideias e valores do mindset ágil e as do mindset fixo. Por exemplo: Se espera uma entrega rápida que possua uma documentação de 200 páginas de detalhamento que deve ser entregue antes de começar qualquer desenvolvimento? Ou se espera ser ágil começando um projeto com o mínimo de documentação possível porém necessária para as primeiras entregas que agregue valor ao produto, com a documentação dos itens relevantes?

Não estou dizendo que não deve existir essa documentação. Claro que deve existir, porém ela será construída aos poucos, a cada entrega e com colaboração.

É colocado uma grande expectativa na agilidade e muitas vezes se esquecem que é necessário aculturamento, os decisores precisam aprender a entregar produtos e soluções que agreguem valor e identificar quais mudanças são necessárias para isso. Todos devem entender a dinâmica e se sentir parte. O ágil prega trabalho em equipe, interação acima de “estava escrito ou não estava escrito”, se isso não ocorrer não se tem mindset ágil.

Pensando no leopardo eu concluo que possuir um mindset ágil é mudar de direção sempre que necessário visando chegar ao destino, e esse destino nem sempre será o mesmo de quando se iniciou a jornada. Entender que mudanças são necessárias e devemos aplicá-las se adaptando rapidamente a nova rota, errar rápido para se corrigir ainda mais rápido.

A Dextra também pode ajudá-lo nessa mudança de mindset .
Até a próxima!

Silmara Costa
Agile Leader

BLOG RHINOAFRICA. Guepardo e leopardo | Quais são as diferenças?
Disponivel em: https://blog.rhinoafrica.com/pt/2018/01/30/guepardo-e-leopardo/ Acesso em: 18 de Agosto de 2020

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.