Não existe Agile sem Design Ágil
Porque software apodrece? Porque grandes projetos maduros se deterioram com o tempo? Como sustentar o crescimento ágil e incremental de uma arquitetura evolutiva em um projeto de grande porte?
O objetivo é apresentar e discutir estes pontos e convencer o público de que não existe o verdadeiro Agile sem um Design Ágil e uma Arquitetura Evolutiva sustentável.
Baseado nas experiências adquiridas em mais de três anos de um projeto Ágil de uma grande instituição bancária e em experiências adquiridas lecionando diversos cursos de especialização, pretendo realizar uma apresentação prática demonstrando que é impossível sustentar um projeto ágil de grande porte sem um grande cuidado e capricho com o design evolutivo e arquitetura do software.
A base teórica da apresentação será construída sobre os livros: Clean Code, Growing Object-Oriented Software Guided by Tests e Agile Software Development, Principles,Patterns,and Practices e os exemplos serão construídos em cima de histórias de sucesso (e fracasso) do meu atual projeto.
- Como praticar design evolutivo em sistemas legados?
- Como praticar TDD em sistemas legados?
- Como evoluir software?
- Será metodologias ágeis bastam?