Cultura Ágil

Três passos para construir times ágeis

Por: Juan Hoyos, junho 18, 2021

A metodologia ágil é uma estratégia comprovada para o fornecimento rápido de soluções digitais avançadas. Por meio  do ágil, as equipes podem inovar com mais rapidez e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de erros no projeto. Isso porque uma metodologia com esse foco depende do desenvolvimento iterativo e incentiva a inspeção e adaptação frequente. Feedbacks e aprimoramentos constantes reduzem o custo do fracasso e oferecem às empresas novas oportunidades de chegar ao mercado mais rapidamente com soluções inovadoras. 

A pesquisa da PA Consulting mostra que quase 3/4 dos líderes do setor listam a melhoria da agilidade organizacional como uma das principais prioridades estratégicas. No entanto, a mudança para uma metodologia de desenvolvimento de software ágil é mais fácil de falar do que fazer. Muitas organizações ainda lutam para incorporar o ágil em seus negócios principais. 

Trabalhar mais rápido, criar e se adaptar a novas funções podem parecer mudanças grandiosas para as equipes de desenvolvimento, mas existem métodos testados e comprovados para garantir que as metodologias ágeis possam ser implementadas com sucesso em sua organização para melhorar os resultados do desenvolvimento de software. Na Dextra, temos mais de uma década de experiência na aplicação de métodos ágeis para criar e construir soluções de transformação digital. Mais de 500 empresas contam com nossas equipes ágeis para atingir seus objetivos de negócios e aprendemos muito ao longo do caminho.

As três etapas para adotar métodos ágeis com sucesso são:

Construir urgência cultural

Um fator importante que normalmente causa falhas nas transformações ágeis é o conflito interno. Na verdade, os profissionais de TI costumam dizer que a cultura ou os valores essenciais de sua empresa estão em desacordo com as filosofias ágeis. Para muitas empresas, sua primeira experiência com o ágil ocorre quando estão trabalhando com um parceiro terceirizado de desenvolvimento de software. Vimos em primeira mão que muitas empresas não estão preparadas para a experiência do método ágil e trabalhamos junto com elas para realinhar sua cultura para que o ágil prospere. Nosso trabalho para ajudar os clientes a definir a base certa se concentra em vários disruptores chave na cultura gerados por processos ágeis, incluindo velocidade, colaboração e pontualidade.

A expectativa de entregar o código em poucas semanas de forma contínua é nova para muitas organizações e requer atenção contínua às atividades do projeto por todas as partes interessadas. A colaboração constante também pode ser um desafio. Mudança iterativa em uma base contínua significa que as partes interessadas e os desenvolvedores devem colaborar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a velocidade e o movimento constante, vem a responsabilidade de todos cumprirem os prazos, feedback, testes e registros em tempo hábil. Quando você coloca a prática à frente da cultura, o conflito certamente surgirá. As empresas devem abraçar as mudanças necessárias na cultura e no “status quo” para implementar com sucesso a cultura ágil.

 

Identifique uma liderança ágil eficaz

A função do líder da equipe é crítica para a transformação do ágil. O método ágil exige que os líderes de equipe sejam abertos e adaptáveis. Seu papel não é garantir a execução das reuniões diárias, mas sim ajudar a equipe a entender o valor que trazem no dia a dia. Eles orientam a equipe para entender os objetivos do projeto e estão sempre ouvindo sua equipe, mercados, parceiros e clientes em busca de ideias e feedbacks.

Em nosso trabalho com um líder global em soluções de comunicação e TI para o setor de aviação, nossa equipe transformou um aplicativo de prova de conceito para rastrear e relatar bagagens perdidas ou danificadas em um aplicativo móvel completo para tablets iOS. Como você pode imaginar, o projeto exigia ampla comunicação de ida e volta, não apenas de nosso cliente, mas também de nossas equipes, funcionários de companhias aéreas e passageiros em todo o mundo. Ter um líder que entendia e estava aberto a feedback construtivo foi vital para desenvolver um aplicativo para reconectar os passageiros com seus pertences perdidos.

Garanta o alinhamento entre Negócios e TI

O alinhamento tem sido a grande salvação da liderança de TI por mais de uma década. Uma pesquisa da Deloitte mostra que mais de 90% dos executivos Seniores dão alta prioridade para tornar suas metodologias em ágil. A verdadeira transformação ágil vai além de CIOs e CTOs terem um “assento na mesa”. Descobrimos que dar aos líderes de TI acesso de nível executivo não era suficiente. O alinhamento real e prático entre negócios e TI surge quando o C-suite desempenha um papel integral em impulsionar a adoção do ágil em toda a empresa.

Os executivos na liderança devem mudar sua própria maneira de pensar e trabalhar para que as transformações do ágil ocorram. Como qualquer outra mudança, um tom que venha "de cima" é um imperativo de negócios para o desenvolvimento de software ágil. Os líderes devem se sentir à vontade para capacitar e confiar em suas equipes para que o trabalho seja realizado - não importa como a meta seja alcançada. Um ambiente ágil se concentra na tomada de decisão de baixo para cima da equipe; uma abordagem muito diferente da forma como as decisões são tomadas em uma hierarquia tradicional. O líder também deve aceitar feedback e novas ideias com base na experiência e recomendações da equipe, especialmente se a visão da equipe for diferente de como a liderança originalmente imaginou o projeto.

Para operar na velocidade necessária para ter sucesso no mercado competitivo e em constante mudança de hoje, as organizações estão adaptando metodologias ágeis. As equipes "ágil raiz" têm flexibilidade para priorizar entregas frequentes e lidar com mudanças de escopo sem esforço. Seja interno ou com um parceiro externo, construir uma cultura e equipe de liderança que possa lidar com essa mudança sistêmica no desenvolvimento - de cima para baixo - é fundamental para garantir a transformação do ágil.

 

Posts relacionados

  • Receba nosso conteúdo em primeira mão.