Unificação das plataformas web e mobile

Uma plataforma web fácil de usar e que permitisse consultar saldo e extrato, além de uma série de outros recursos que facilitam a vida do beneficiário dos cartões da Alelo: esse foi o objetivo da companhia no projeto feito em parceria com a Dextra. O resultado, o Meu Alelo Web, é tão bem-sucedido que evoluiu para a unificação das plataformas web e mobile.

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Saiba como foi a trajetória da nossa
parceria digital com a Alelo, desde a
situação inicial até os resultados finais!

Situação inicial

Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo. A Dextra atendia esses requisitos.

Solução

Rapidamente entendemos a infraestrutura e necessidades da Alelo e fizemos uma proposta inovadora. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo.

Resultados

A parceria permitiu o crescimento do time da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios.
O aplicativo foi reescrito utilizando tecnologias atuais para melhorar a experiência do usuário. A nova versão já permite troca de e-mail cadastrado pelo próprio app, o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo. Em breve, contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone.

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Tudo começou no final de 2017

Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo. A Dextra atendia esses requisitos. A parceria permitiu o crescimento do time da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios.

O time montado une expertise técnica e de negócios, e aceitou o desafio de entregar o portal em um prazo apertado: seis meses.

A usabilidade da plataforma foi aprimorada

O novo fornecedor rapidamente entendeu a infraestrutura e necessidades da Alelo e fez uma proposta inovadora. Assim, o trabalho foi viabilizado rapidamente, com apoio integral de ambos os lados. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo. A plataforma também se tornou mais escalável.

“Os ganhos serão extremamente relevantes para o próximo ano. Nosso trabalho torna o aplicativo cada vez mais importante para os Portadores de Cartões Alelo” – Alexsandro Fancio, Gerente de Canais Digitais na Alelo

Novas tecnologias melhoraram
a performance da ferramenta

Front-end e back-end foram reformulados usando React e Java. Novas funcionalidades foram implantadas, como desbloqueio de cartões e cancelamento em caso de perda ou roubo. Além disso, novos recursos de segurança foram adotados, como a inclusão de Captcha, criptografia e tokens de autenticação. Novas tecnologias melhoraram a performance da ferramenta.

Meu Alelo Mobile

Logo em seguida a Dextra assumiu o aplicativo móvel Meu Alelo (interface e experiência de usuário, desenvolvimento back-end e front-end). O app teve vários problemas resolvidos e ganhou novas funcionalidades, além da consulta de saldo e extrato já presentes na versão web.

O aplicativo Meu Alelo conta com mais de 3,5 milhões de usuários ativos, o que reduz o custo operacional com a central de atendimento que presta suporte aos beneficiários.

Versão completamente renovada

No início de 2019, a Dextra e a Alelo lançaram uma versão completamente renovada do aplicativo mobile (Android e iOS). O aplicativo foi reescrito utilizando tecnologias atuais como Kotlin e Swift, além de uma nova arquitetura baseada nos conceitos de clean code e novo design de interface (UI/UX) para melhorar a experiência do usuário.

back-end, foi implementada uma nova arquitetura baseada em encapsulamento (microsserviços), orquestração de contêineres OpenShift, além de melhorias de segurança e estabilidade.

A nova versão já permite troca de e-mail cadastrado pelo próprio app, o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo.

Em breve contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone, entre outros.

“Foi uma parceria muito legal desde o começo até a entrega do primeiro release para produção ajudamos a montar o modelo de negócio do Meu Alelo. O primeiro projeto veio pronto, mas fomos adquirindo confiança, tanto que hoje ajudamos desde o início a modelar para onde o produto vai.” – Guilherme Gotardo, Analista Programador Sênior na Dextra

Resultados

Melhoria na experiência dos usuários de Meu Alelo

Mais escalabilidade

Novos recursos de segurança implementados

Reestruturação completa da nova versão do aplicativo

Redução dos custos de operacionais com a Central de Atendimento ao usuário

Implantação de novas funcionalidades nas versões web e mobile

Reformulação de back-end e front-end com arquiteturas e tecnologias mais modernas

Mais estabilidade para os mais de 3,5 milhões de usuários ativos

“A Dextra trouxe uma mudança tecnológica e filosófica muito grande. Eles desenvolveram tudo em seis meses e colocaram em produção a versão web inteira. Mudaram a forma como a gente desenvolvia, trouxeram um time pronto, botaram a mão na massa. Isso trouxe agilidade para nós.” – Carlos Montoia, Gerente de Sistemas da Alelo 

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