

Uma plataforma web fácil de usar e que permitisse consultar saldo e extrato, além de uma série de outros recursos que facilitam a vida do beneficiário dos cartões da Alelo: esse foi o objetivo da companhia no projeto feito em parceria com a Dextra. O resultado, o Meu Alelo Web, é tão bem-sucedido que evoluiu para a unificação das plataformas web e mobile.
A Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo. A Dextra atendia esses requisitos.
Rapidamente entendemos a infraestrutura e necessidades da Alelo e fizemos uma proposta inovadora. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo.
A parceria permitiu o crescimento do time da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios.
O aplicativo foi reescrito utilizando tecnologias atuais para melhorar a experiência do usuário. A nova versão já permite troca de e-mail cadastrado pelo próprio app, o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo. Em breve, contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone.
Você vai demorar 5 minutos para ler o case completo
A Alelo precisava de um parceiro que trouxesse uma visão inovadora, com profissionais ao mesmo tempo jovens, responsáveis e multidisciplinares, e que fosse maleável e confiável na hora de trabalhar em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Alelo. A Dextra atendia esses requisitos. A parceria permitiu o crescimento do time da Alelo e trouxe inovação para a empresa de benefícios.
O time montado une expertise técnica e de negócios, e aceitou o desafio de entregar o portal em um prazo apertado: seis meses.
O novo fornecedor rapidamente entendeu a infraestrutura e necessidades da Alelo e fez uma proposta inovadora. Assim, o trabalho foi viabilizado rapidamente, com apoio integral de ambos os lados. A usabilidade da plataforma foi aprimorada pela equipe de especialistas em UX (experiência do usuário) da Dextra, que fez experimentos, coletou feedbacks e atendeu às necessidades de negócio e dos beneficiários da Alelo. A plataforma também se tornou mais escalável.
“Os ganhos serão extremamente relevantes para o próximo ano. Nosso trabalho torna o aplicativo cada vez mais importante para os Portadores de Cartões Alelo” – Alexsandro Fancio, Gerente de Canais Digitais na Alelo
Front-end e back-end foram reformulados usando React e Java. Novas funcionalidades foram implantadas, como desbloqueio de cartões e cancelamento em caso de perda ou roubo. Além disso, novos recursos de segurança foram adotados, como a inclusão de Captcha, criptografia e tokens de autenticação. Novas tecnologias melhoraram a performance da ferramenta.
Logo em seguida a Dextra assumiu o aplicativo móvel Meu Alelo (interface e experiência de usuário, desenvolvimento back-end e front-end). O app teve vários problemas resolvidos e ganhou novas funcionalidades, além da consulta de saldo e extrato já presentes na versão web.
O aplicativo Meu Alelo conta com mais de 3,5 milhões de usuários ativos, o que reduz o custo operacional com a central de atendimento que presta suporte aos beneficiários.
No início de 2019, a Dextra e a Alelo lançaram uma versão completamente renovada do aplicativo mobile (Android e iOS). O aplicativo foi reescrito utilizando tecnologias atuais como Kotlin e Swift, além de uma nova arquitetura baseada nos conceitos de clean code e novo design de interface (UI/UX) para melhorar a experiência do usuário.
No back-end, foi implementada uma nova arquitetura baseada em encapsulamento (microsserviços), orquestração de contêineres OpenShift, além de melhorias de segurança e estabilidade.
A nova versão já permite troca de e-mail cadastrado pelo próprio app, o que era um problema para quem eventualmente mudava de emprego mas mantinha o benefício com a Alelo.
Em breve contará com recursos avançados como a troca de senha transacional, em que é possível mudar a senha por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de suporte humano por telefone, entre outros.
“Foi uma parceria muito legal desde o começo até a entrega do primeiro release para produção ajudamos a montar o modelo de negócio do Meu Alelo. O primeiro projeto veio pronto, mas fomos adquirindo confiança, tanto que hoje ajudamos desde o início a modelar para onde o produto vai.” – Guilherme Gotardo, Analista Programador Sênior na Dextra
“A Dextra trouxe uma mudança tecnológica e filosófica muito grande. Eles desenvolveram tudo em seis meses e colocaram em produção a versão web inteira. Mudaram a forma como a gente desenvolvia, trouxeram um time pronto, botaram a mão na massa. Isso trouxe agilidade para nós.” – Carlos Montoia, Gerente de Sistemas da Alelo