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Dafiti Group se transforma para
melhorar a experiência do cliente

A maior fashiontech da América Latina tem consolidado projetos de sucesso,
adotando o método ágil e incorporando o trabalho remoto.

Saiba como foi a trajetória da nossa
parceria digital com a Dafiti Group, desde a
situação inicial até os resultados finais!

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Situação inicial

Para aprimorar a experiência de compra do usuário, a Dafiti  identificou a necessidade de se aliar a um parceiro de alto desempenho técnico e especializado em metodologia ágil para concretizar sua estratégia digital. Assim, demos início a uma jornada conjunta entre Dafiti e Dextra. Começando na concepção e seguindo pelo desenvolvimento e evolução dos produtos digitais.

Solução

Atuamos em projetos essenciais ao negócio, desde a logística de entrega, programa de fidelidade, cartões da marca, aplicativo, entre tantos outros. Os squads da Dextra estão sempre prontos para turbinar a operação, inclusive no dia mais esperado pelo varejo digital: A Black Friday! Juntos, trabalhamos para que tudo ocorra impecavelmente, batendo recordes de vendas e sempre oferecendo a melhor experiência para os clientes.

Resultados

A Dafiti revolucionou o hábito de consumo na América Latina, e nós aceleramos sua transformação digital.

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O Dafiti Group, maior grupo de e-commerces de moda e lifestyle da América Latina, é pioneiro em seu setor e vem trilhando uma jornada exponencial de transformação tecnológica em toda a sua região de atuação – além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, Chile e Colômbia. Um dos pontos cruciais dessa jornada é o desenvolvimento de produtos digitais que suportem e maximizem seu potencial de performance – e, para alcançar os resultados almejados, a empresa identificou a necessidade de se aliar a um parceiro de alto desempenho técnico e especializado em metodologia ágil para atuar na concretização da estratégia digital da companhia. Foi nesse contexto, há pouco mais de dois anos, que o Dafiti Group iniciou a parceria com a Dextra, empresa de desenvolvimento de software, que passou a apoiar iniciativas online e em linguagens de programação incluindo concepção, desenvolvimento e evolução dos produtos digitais.

No dia a dia das operações no Brasil da Dafiti, Kanui e Tricae – plataformas que compõe o Dafiti Group no país, a Dextra tem sido o atendimento do time de tecnologia, atuando em três diferentes frentes: em discovery, que trata do primeiro contato com o cliente; em purchase, encarregada dos meios de pagamento, checkout e carrinho, e a terceira, no pós-vendas, que se encarrega do atendimento ao cliente e à entrega. Essa divisão visa atender e dar suporte ao consumidor dos e-commerces do Dafiti Group durante toda a sua jornada de compra.

Entre os projetos mais relevantes e estratégicos que tiveram atuação da Dextra estão: o Dafiti Card – recém-lançado cartão de crédito do e-commerce; o Milkrun – projeto logístico que concentra produtos de seller parceiros para envio direto do centro de distribuição do Dafiti Group; a preparação e ajustes em tecnologia dos e-commerces para a Black Friday e o projetos internos para atender à regulamentação do setor no país; o Dafiti Prime – assinatura anual que concede diversos benefícios ao cliente, como frete grátis-, além do projeto de melhoria da experiência reversa dos clientes, promovendo uma troca ainda mais ágil.

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Black Friday - O dia ‘D’

Assim como para todo o varejo nacional e internacional, a Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados do ano no Dafiti Group. O alto volume de vendas em poucos dias, demanda uma atenção especial de todos os times da companhia, assim como nos de tecnologia: “Nosso planejamento anual se divide, basicamente, em dois grandes momentos – no primeiro semestre planejamos caminhos estratégicos a serem percorridos ao longo dos meses em diferentes projetos. Já no segundo semestre, nosso foco principal é na Black Friday – nos preparamos antecipadamente revisando potenciais riscos, elaborando rotinas e avaliando ambientes para que o sucesso da data esteja garantido”, analisa Caio Roth, Gerente de Engenharia do Dafiti Group.

“Dentro de cada torre temos uma composição de time e cada um deles cuida de uma etapa do processo, tais como gestão de produto e catálogo. Eles tomam conta da evolução dos produtos e da resolução deles. Durante a fase de planejamento prévio, levantamos os problemas que ocorrem na Black Friday, para que sejam solucionados antes do evento”, complementa Roth.

Desenvolvimento paralelo

Devido ao pico de acessos nesse período do ano, a Dextra reforça a parceria dando suporte com um time dedicado. As edições do evento em 2019 e 2020 já contaram com apoio, com grande esquema de planejamento de escala e plantão. Juntas, as equipes de ambas as empresas fazem um monitoramento intensivo para impedir qualquer problema técnico na navegação do site que possa impactar a experiência de compra do cliente.”Este é o principal evento de todo grande e-commerce e para o Dafiti Group não é diferente. Realizamos os planejamentos antecipadamente e cumprimos com os diversos desafios tecnológicos necessários para que a empresa tenha, ano após ano, a melhor Black Friday de sua história, com sucesso em todos os processos, tanto pré como pós evento, que conta ainda com ciclos de entregas, devoluções, etc.”, destaca Gilberto Nunes, Head de Negócios da Dextra.

Olhar holístico

Além dos projetos nos quais está diretamente envolvida, a Dextra também auxiliou o Dafiti Group no redirecionamento de alinhamentos internos. “Entendemos que temos um time interno altamente capacitado para desenvolver soluções e projetos, e ainda assim contar com parceiros externos é extremamente positivo para nossa estratégia. Entendemos que a tecnologia é um braço estratégico para o Dafiti Group, que tem como foco de negócio vender produtos de moda e lifestyle online. Somar esforços e soluções, potencializa ainda mais os resultados que queremos entregar”, complementa Roth.

Neste contexto, olhar além do técnico para entender a experiência do cliente é fundamental. “Estamos entendendo as necessidades do cliente e do negócio e tentando melhorar toda a jornada, consequente também, os resultados em vendas. Por isso, o foco está na experiência do usuário como um todo – do começo ao fim -, porque, se a experiência de compra é boa, ele volta sempre a comprar conosco”, pontua Maycon Correia Leite, Tribe leader da Dextra.

O projeto batizado de Milk Run exemplifica isso. O projeto tem como meta otimizar entregas de produtos de marcas parceiras do Dafiti Group, que utilizam os e-commerces do grupo como marketplace – ou seja, apenas como vitrine de seus itens. Assim, se um cliente compra um produto no aplicativo da Dafiti, Kanui ou Tricae, mesmo que de um parceiro do qual os e-commerces não tenham estoque, o trâmite todo de retirada do produto junto da marca, consolidação no Centro de Distribuição e envio direcionado para o endereço do cliente, é de responsabilidade do Dafiti Group.

Parceria

Esta parceria entre Dafiti Group e Dextra teve início em 2019, a partir de um único projeto voltado à automação de campanhas e o escopo não parou de crescer, até a desenvolvedora se tornar uma parceira estratégica para os projetos digitais com uma frente ampla de atuação dentro da área de engenharia do grupo de e-commerces. A Dextra participa desde a concepção do projeto, até o desenvolvimento e sustentação evolutiva. Ao longo destes anos, a desenvolvedora trabalhou na reconstrução do e-marketplace, com engenharia de valor, entrou na definição estratégico do roadmap do produto e agora também atua conjuntamente nas frentes de mobile e revisitando a arquitetura e usabilidade para todos os projetos.

“Sempre atuamos de forma conjunta e muito próxima. Em alguns casos, chegamos a ter squads 100% Dextra. Hoje, atuamos acelerando a transformação digital do cliente. Olhamos quais as suas necessidades e baseado nelas montamos uma proposta de abordagem. A princípio éramos uma squad de quatro pessoas e agora chegamos a ter 60. Assumimos o desenvolvimento dos aplicativos da Dafiti, Kanui e Tricae, reestruturamos seu back-end e estamos em contínua evolução nas mais diversas frentes já aqui mencionadas”, explica Gilberto Nunes, Head de Negócios da Dextra. Atualmente, a squad está crescendo, inclusive, contando com profissionais especializados em mobile para dar continuidade aos produtos das marcas do grupo.

Para além dos desenvolvimentos de produtos digitais, a Dextra tem sido fundamental na disseminação da cultura ágil e do trabalho remoto do Dafiti Group. “O primeiro squad que montamos na empresa foi remoto e acabou sendo a primeira experiência deles com esse modelo à distância. Nós apresentamos essa alternativa de modelo de trabalho e introduzimos uma cultura de home office. Esse piloto foi fundamental para que, quando a pandemia chegasse, o time de tecnologia do Dafiti Group já estivesse aculturado com esse modelo de trabalho e não sofresse tamanhos impactos na atuação de seus profissionais da área”, diz Nunes.

Sobre o Dafiti Group

O Dafiti Group é o maior grupo de e-commerces de moda e lifestyle da América Latina. Fundado em 2011 e com atuação em 4 países (Argentina, Brasil, Chile e Colômbia), o grupo tem como propósito revolucionar o ecossistema da moda com inteligência. Nosso time diverso, composto por mais de 3800 talentos, está dedicado a proporcionar a melhor experiência de compra para nossos clientes e a ser a plataforma de escolha para nossos parceiros. Potencializado por nosso ecossistema de tecnologia e pela infraestrutura de nossas operações, nossa proposta de valor é baseada em oferecer: o melhor portfólio e curadoria, inspiração de moda, os melhores preços, a melhor conveniência e tudo isso com o cuidado em gerar impacto positivo às pessoas e ao planeta. Em 2020, nossas plataformas tiveram mais de 7,7 milhões de clientes ativos, gerando um NMV de R$3,4 bilhões.

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